sábado, 16 de janeiro de 2016

Reunião de Comandos de Guardas 

Municipais  do Rio Grande do Sul




    Na data de 15 de janeiro de 2016, na sede da Guarda Municipal de Canoas, ocorreu a reunião de comandantes das Guardas Municipais do estado do Rio Grande do Sul. A solicitação partiu do CNGM/RS, e com apoio da Cmdte. Teixeira da Gm de Canoas.

           A reunião contou com a presença das seguintes corporações -
Alvorada, Canoas, Cachoeirinha,  Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Caxias do Sul, Vacaria, Pelotas, São Jose do Norte, Tramandai, Torres.


   O tema principal da reunião foi o Sistema Estadual de Segurança Publica -  SESP, onde ficou definido algumas diretrizes a serem colocados ao grupo gestor do sistema , junto a Secretaria de Segurança Publica do Rio Grande do Sul .

            Os principais ponto a ser colocado ao estado –
         Terno de cooperação entre as Guardas Municipais como indica a lei 13.022.
        As atribuições pra as Guardas não devem ser determinadas pelo estado pois já se encontra descrita em Lei.  LEI 13.022.
         Formação de um grupo gestor de comandantes para formulação de um plano de carreira ou de hierarquia interna padrão para o estado do RS.
        Criação de um POP – Procedimento Operacional Padrão, estadual.

     Já ficou acertado que a próxima reunião será dia 18 de fevereiro as 14 hs, na Guarda Municipal de Novo Hamburgo. Para nova avaliação e discussão do modelo de termo de cooperação já existente entre GM NH e GM EV.


Abaixo Modelo do Termo de Convenio .