segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Prefeito abre capacitação

 inédita para 

Guardas Municipais do

 Estado do Rio Grande do Sul



A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Guarda Municipal (GM) da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), com o apoio do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Caxias da Paz e do Programa Justiça Restaurativa para o Século 21 do Tribunal de Justiça do Estado, promove uma capacitação inédita para os guardas municipais do Rio Grande do Sul. O curso "Os Círculos de Construção da Paz e as Práticas Restaurativas aplicadas no contexto de trabalho das Guardas Municipais" iniciou na manhã desta quinta-feira (18.08), com a presença do Prefeito Alceu Barbosa Velho. A atividade continua nesta sexta-feira (19).

Na sede do Centro de Ações Preventivas da GM, o Prefeito Alceu Barbosa Velho disse que Caxias do Sul está honrada em receber os representantes de 10 Guardas Municipais do Estado. “Nosso objetivo era realmente iniciar esse trabalho aqui em Caxias, de forma efetiva e atuante para tomarmos os bairros onde já temos os núcleos restaurativos. Eu entendo que a Justiça Restaurativa é a melhor alternativa. Eu a conheci na prática quando estava na Assembleia. Vi que essa era a primeira mudança. A Justiça Restaurativa vê numa possibilidade de confronto, restabelecer e não deixar o confronto acontecer. E é exatamente isso que nos interessa, a paz. Então, além de exercermos a Justiça Restaurativa, temos que valorizar e modernizar as Guardas Municipais”, disse agradecendo a presença de todos e homenageando o Guarda Municipal ferido no início do mês durante um assalto a relojoaria.

A capacitação tem como objetivo sensibilizar as lideranças das Guardas Municipais do RS para a importância da aplicação das práticas circulares e restaurativas no contexto de trabalho profissional e institucional; socializar as experiências exitosas da GM de Caxias do Sul na construção de novas formas de relacionamento social, pautadas pela cultura da paz; contribuir para o fortalecimento da identidade das Guardas Municipais como forma policial cuidadora, protetiva e cidadã no campo da Política de Segurança Pública; e fortalecer os laços de relacionamentos interinstitucionais das GMs, criando espaços de solidariedade e apoio para uma identidade profissional coletiva.

Também estavam presentes, o juiz de Direito e coordenador Estadual do Programa Justiça Restaurativa para o Século 21 do Tribunal de Justiça do Estado do RS, Leoberto Brancher, o secretário municipal da Segurança Pública e Proteção Social em Exercício, Samuel Avilla, o titular da pasta (em férias), José Francisco Barden da Rosa, o diretor da GM, Ricardo Fugante Martins, o gerente da Escola de Capacitação da GM, Jeferson Ricardo Vargas, guardas municipais de Caxias do Sul e do Estado.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias